Como surgiram as dolls de pixel que hoje conhecemos, brincamos de vestir e desenhar roupas? Aqui no M♥B/Dolls tem a história completa contada pela própria criadora, Melicia Greenwood! ... 100% traduzida por mim e mais meus comentários extras, pois eu também usava as dolls de antigamente. :)

É bem comprida, mas a evolução é bem interessante...

A história das dolls esteve disponível no site da criadora, porém o site não existe mais, e aqui tem a tradução e um espaço de homenagem para a primeira pessoa que fez as dolls, já que pouquíssimas pessoas sabem de onde vieram.

As Cartoon Dollz foram primeiramente criadas para serem usadas como avatares em um programa de bate-papo chamado The Palace. Aceita-se que foram criadas por Melicia Greenwood (também conhecida como Innocents) em 1995. Estes avatares de pixel tinham corpos e roupas separados feitos de quadradinhos / divisórias, no Palace eram chamados de "props". Muitos adolescentes usavam as dollz e elas se tornaram populares no palace com nomes variados, tipo "lil' people", "sk8ers", "preps" e "paper dolls". As dolls eram distribuídas entre os usuários do Palace, que editavam os trabalhos uns dos outros e vários estilos surgiram como resultado disso.
Fonte - Wikipedia.


Vamos então ler a historinha contada pela Melicia, de como ela deu origem às dolls...

"Era uma noite sombria e chuvosa... brincadeira, era uma noite normal, em 1995, na "Mansão" do programa Palace. Estava com os amigos. Cansada de ver os mesmos avatares de "caras sarados ou mulheres gatas" ou "cartoons mal editados" que todo mundo estava usando.
Muitos amigos meus e eu fazíamos animações, como fotos de olhos piscando [...], era um ambiente muito criativo!"

"Certa noite, em Dezembro de 1995, eu desenhei uma "Barbie" ... mas eu fiz ela gótica, porque eu sou gótica. Fiz ela alta e magra, exatamente como uma boneca Barbie. (OBS. Os avatares no palace tinham um limite máximo de 9 pedaços). Fiz com 3 pedaços para que pudesse usar mais 6 para colocar saias, tops, meias, etc, nela. Bem... todos amaram!!! Mas eles queriam com roupas diferentes. Eu usava o Photoshop, por exemplo, fazia jaqueta e jeans, desenhando por cima do corpo da boneca "Barbie", depois vestia a boneca. Daí comecei a distribui-la para que as pessoas pudessem fazer suas próprias roupas. Aqui está uma foto dela usando top, saia, e meias:"

A primeira "doll"
Bonequinha Barbie gótica que iniciou tudo...


"Depois começaram a pedir por um "Ken". Nisso, as pessoas já estavam fazendo suas roupas, mas ela precisava de um homem! Eu não suporto bonecos do Ken, então eu fiz um carinha gótico em pé com calças largas que na época estavam na moda, e estava com preguiça de desenhar mãos então coloquei as mãos nos bolsos, e estava com muita preguiça de fazer um rosto então fiz cabelos longos na frente. Novamente, eu distribuí, e várias pessoas o editaram. Então basicamente, o primeiro skater (sk8r doll) foi esse carinha aqui:"

O primeiro boneco Skater (sk8r)
Feito em março ou abril de 1996... porém, não eram chamados de sk8r ainda.
Esse na verdade é o segundo, onde Melicia fez uma mão.

"Não fiz as roupas dele no Photoshop como a Barbie, só trocava as cores no Palace. Uma amiga editou ele em skatista usando coisas da Adidas, e ela pediu pra eu fazer uma namorada pra ele, e a Barbie que eu tinha feito não parecia muito normal do lado do carinha. Então eu virei ele, coloquei cabelo comprido, peitos, é praticamente o mesmo corpo mas editado pra virar garota. Fiz as calças mais curtas pra ela ser menor que o namorado. Como podem ver, o braço ficou bem estranho, a cintura também, mas lembrem-se que isso foi antigamente! Fiz o cabelo parecido com o meu. Eu estava aprendendo a editar com sombras. Achei a cintura dela estranha, mas virou marca registrada da calça de cintura baixa dos skatistas."

Uma das primeiras skater dollz, não eram chamadas de sk8r ainda.
A primeira sk8r era gótica e usava calças largas como o carinha acima, 
tinha o mesmo rosto e cabelo dele.

"Fiz outra doll, em Maio de 1996, não estava muito feliz com a minha garota caída, então fiz um corpo mais realístico, passei um tempão no Photoshop pra deixá-la certinha. Mantive o rosto da skatista acima. Também comecei a colocar sombra em tudo, pois tinha mais tempo. "


Esta é a PRIMEIRA PREP DOLL!

"A razão da mão estar atrás do corpo é: Não conseguia fazer parecer ok na cintura!! Só aprendi a fazer mãos pequenas depois. E ficou mais fácil fazer saias e calças... Passei um tempo só editando, e tinham muitas variações das prep por aí. Cansei de fazer preps e voltei a fazer góticas. Todos ficavam fazendo casais e eu queria minha garota sem um garoto e que ficasse sozinha, então re-editei as pernas e adicionei uma mão e um braço esquerdo, usando o mesmo corpo."

"Este foi o meu retorno pras dolls góticas, depois de cansar de editar preps para outras pessoas."

"Mais das primeiras dolls... "


Mais uma variação. Misturei a minha face e parte do corpo da PREP,
com as calças da skatista.

"Fiz muitas dolls góticas com a base da prep. Muitos jeans, saias compridas, camisetas, bikinis, e blusas transparentes que iam por cima dos bikinis. Mas eu queria que ela usasse saia curta, então fiz pernas depois de um tempo..."


A PREP agora tem pernas!

"Editei minha doll original que usava jeans como se a perna estivesse por baixo, e ta-da! A doll ganhou pernas. Criei essas pernas base pra encaixarem no torso das dolls.
Tenho a reputação de criar as preps, mas sinceramente, eu fazia 10 góticas pra cada prep...que antigamente eram chamadas de skatistas."



O resto da história vocês já sabem... todo mundo passou a editar DOLLS, vieram os DOLLMAKERS com peças separadas pra vestir as dolls... (cabeça, tronco, pernas, roupas) tudo a partir da idéia de sobrepor as roupinhas no The Palace, hoje as meninas montam dolls nos sites e o interessante é que as MESMAS bases de anos e anos atrás AINDA são usadas, foram apenas editadas! :)

Se você já se perguntou o porquê delas terem esse tamanhinho, e porquê tem partes separadas, agora já sabe... era para que pudessem ser encaixadas no programinha The Palace. :)


Melicia é uma pessoa muito criativa, e não lançou somente as PREP, mas muitas outras peças como dolls sentadas, móveis para as dolls, e as famosas teenies (ou tinies):

- - - - -
É a mesma doll, encolhida e editada.


Muitos outros estilos de dolls também surgiram no Palace, de outros criadores, como as paperdolls (pelas quais eu era apaixonada, originalmente criadas por uma garota de nick D~Mentia, mas essas fizeram mais sucesso dentro do Palace do que fora...), as ravers, as mini, as wonderkin, silents, divas... TODAS foram surgindo no Palace e evoluindo! ♥  O mais legal é que essas criadoras montavam as dolls, bases, roupas e distribuiam para todos, para que pudessem usar, repassar ou editar... tudo livremente... Aqui no MaynaBaby Dolls você encontra várias galerias dessas dolls do The Palace, é só navegar! :)


  




Mais Posts?
Dolls de anime pinup
Cenários, Fundos de Pixel para Dolls
Dolls Louis Vuitton
Dolls grávidas, Bonita Dolls
Lista de dollmakers de todos os tipos!
Glitters de Dolls Beijos para Orkut e Blog
Glitters de Scraps com Dolls Leio, Respondo, Apago...
BILLY BEAR's dollmaker de casinha.
Destany's Fantasy







Clique para ler o BLOG!





www.PerfisProntos.com
♥♥
Um site com tudo o que você precisa pra botar no seu perfil do orkut = frases, textos, perfis curtos, frases curtas, textos enfeitados e coloridos.
  

www.MuitasFrases.com
♥♥
Frases e imagens, perfis masculinos ou femininos, depoimentos, frases de seriados e mais.
  

www.ScrapsMil.com
♥♥
Site com scraps e muita variedade de frases, textos para msn, imagens engraçadas.



Clique e siga o MAYNABABY no twitter!